Saiba como ser motorista da Uber em cada uma das categorias

como ser motorista da Uber x, select, vip, black

Seja para garantir um dinheiro extra no fim do mês ou até mesmo usar como principal fonte de renda e se tornar de vez um profissional independente, cada vez mais pessoas têm buscado informações sobre como ser motorista do Uber.

Porém, muitas dúvidas acabam pairando na cabeça dos interessados, como as vantagens em se trabalhar com o aplicativo e se a rentabilidade vale mesmo a pena.

Pensando nisso, elaboramos um conteúdo especial que vai esclarecer todas essas perguntas, além de explicar sobre as categorias e os benefícios que cada uma oferece. Para saber mais, continue sua leitura!

Quais as vantagens em trabalhar com a Uber?

Veja, a seguir, que os benefícios de se trabalhar com a Uber não são poucos.

Controlar seus horários

Assim que já estiver habilitado a realizar as corridas, o motorista poderá escolher livremente o horário de atuação, bastando apenas ligar o aplicativo e aguardar os pedidos de viagens. Isso permite ao profissional gerenciar seu tempo com maior facilidade.

Dirigir onde quiser

Assim como a facilidade de escolher os horários, o condutor pode também decidir em qual região da cidade prefere dirigir. Isso dá a possibilidade de explorar as áreas de maior demanda, gerando um retorno financeiro maior.

Aumentar os lucros

Quando a demanda aumenta, os valores são reajustados — a chamada tabela dinâmica —, elevando também o preço das viagens e gerando um retorno maior ao motorista.

Trabalhar com tranquilidade

A Uber possui canais de atendimento exclusivos para qualquer situação de emergência, disponíveis 24 horas por dia. Tudo para tranquilizar e garantir a segurança das viagens, dos profissionais e dos passageiros.

Controlar o ganho semanal

Outra prova da flexibilidade do aplicativo é permitir aos parceiros um maior controle financeiro, realizando os repasses semanalmente e possibilitando um acompanhamento, tanto dos rendimentos quanto das viagens realizadas até o momento.

Obter descontos

Até mesmo quem não possui um veículo pode se tornar motorista na Uber. Para isso, a empresa disponibiliza um programa de vantagens exclusivo, onde é possível conseguir um desconto de até 50% em uma locação mensal.

Além disso, a Uber oferece descontos em combustível, manutenção nos automóveis, serviços de lava-rápido, entre outros. Para obter essas facilidades, você deve consultar os parceiros e as regiões disponíveis.

Como se tornar um motorista da Uber?

Antes de realizar o cadastro, alguns pré-requisitos devem ser preenchidos e o motorista deve estar de acordo com todas as especificações, tais como:

  • possuir uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) permanente, com a observação “exerce atividade remunerada” (EAR);
  • Certidão de Antecedentes Criminais negativa;
  • idade superior a 21 anos;
  • possuir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV);
  • ter algum dos veículos especificados no site, com seguro;
  • passar em um teste psicológico.

Após a confirmação de todos os dados, o cadastro poderá ser finalizado e o profissional ingressará em uma das categorias que serão apresentadas a seguir, de acordo com o modelo do veículo cadastrado.

Uber X

Sendo uma das categorias mais utilizadas, o foco da Uber X é disponibilizar viagens com valores acessíveis e que mantenham a comodidade. Está presente em todas as cidades com cobertura da empresa e é a opção ideal para locomoção no dia a dia. Os requisitos para os veículos dessa categoria são:

  • ter sido fabricado a partir de 2008;
  • estar em ótimo estado;
  • ter ar condicionado, quatro portas e GPS;
  • capacidade mínima de cinco pessoas (incluindo o motorista).

Vale ressaltar que em nenhuma das modalidades são aceitos carros adesivados, com placa vermelha, pick-ups, vans e caminhonetes.

Uber Select

Para oferecer mais conforto e comodidade aos usuários, a categoria Uber Select foi criada. Nessas viagens, o custo é 20% maior em relação à Uber X, o que rende maior lucro ao motorista.

Para fazer parte dessa categoria, as exigências são praticamente iguais às citadas anteriormente, mas apresentam algumas diferenças, tais como ter um veículo fabricado a partir de 2012 e avaliação mínima de 4,6 no aplicativo.

Uber Black

Para passageiros mais exigentes, a Uber possui a categoria Uber Black. Ao optar por essa alternativa, o usuário tem acesso a veículos mais confortáveis e elegantes e o motorista é melhor remunerado, se comparado às opções acima.

Os requisitos exigidos para fazer parte dessa classificação, além dos já citados acima, são:

  • veículos sedan ou SUV fabricados a partir de 2012 — e que se enquadrem na lista de carros do site;
  • ter bancos de couro;
  • apenas carros na cor preta.

Uber VIP

A medida em que o usuário aumenta a frequência de uso do aplicativo, ele passa a ser um cliente VIP, podendo assim receber viagens com motoristas mais bem avaliados, pagando o mesmo valor da categoria básica

Os pré-requisitos para o condutor fazer parte dessa modalidade são os mesmos aplicados na Uber X, porém, com a exigência de uma avaliação mínima de 4,75 no aplicativo.

Uber Juntos

Disponível apenas em algumas cidades do Brasil, a Uber Juntos tem como propósito unir clientes que estejam viajando para o mesmo destino ou similares. Assim, os usuários podem usufruir de um custo mais acessível, além de diminuir a quantidade de veículos nas ruas.

Para os motoristas, o benefício está em não precisar ficar dando voltas pelos quarteirões para encontrar seus passageiros, pois eles vão direto ao ponto de encontro marcado, economizando tempo com desvios de rota.

Uber Bag

Uber Bag é uma modalidade que oferece comodidade para quem precisa utilizar o porta-malas, seja para guardar a bagagem depois de uma longa viagem ou até mesmo para acomodar as compras do supermercado.

Para fazer parte dessa categoria, o motorista deve ter um carro que seja compatível com os veículos listados no site. Vale lembrar que o valor das corridas é 20% maior em relação às viagens pela Uber X.

Uber Eats

Além das opções acima, o motorista ainda pode fazer parte da Uber Eats e realizar intermediação de entregas de restaurantes e lanchonetes. O usuário faz o pedido pelo aplicativo nos estabelecimentos parceiros e, assim que o produto estiver pronto para saída, é gerado o pedido de entrega.

O serviço pode ser realizado por carro, moto ou bicicleta, de acordo com as regras e restrições de cada cidade.

A ideia da Uber é justamente viabilizar as oportunidades de trabalho para que, mesmo pessoas em restrição, tenham acesso a um modo digno de cumprir com seus compromissos financeiros. Portanto, não há nenhum tipo de discriminação em relação a pessoas que estejam com nome negativado em órgãos de proteção ao crédito.

Agora que você já sabe como ser motorista do Uber, ficou muito mais fácil se cadastrar e começar a fazer as suas corridas, não é mesmo? Isso sem contar a possibilidade de conseguir a tão sonhada independência profissional e financeira.

Gostou do que aprendeu e quer saber mais sobre o assunto? Então, acesse o nosso site e fique por dentro de todas as novidades!