Quais são os carros aceitos na Uber? Confira aqui!

Está pensando em se tornar um motorista parceiro, mas não sabe quais carros são aceitos na Uber? Estou aqui para ajudá-lo! A primeira coisa a entender é que a empresa tem alguns requisitos para quem quer se tornar motorista, e um deles é o tipo de veículo a ser utilizado em cada viagem.

A verdade é que isso varia bastante, pois existe mais de uma categoria, e cada uma demanda diferentes tipos de carros. Desde os modelos mais simples e antigos — categorias como a UberX aceitam veículos fabricados a partir de 2008, por exemplo — até aqueles mais sofisticados, destinados a um público mais seleto, a Uber atende todo tipo de usuário.

Quer saber em qual categoria você se encaixa melhor? Acelere na leitura e confira todas as oportunidades que a Uber oferece!

Quais carros são aceitos na Uber e principais categorias ofertadas?

UberX

UberX é o jeito mais econômico tanto para os passageiros se locomoverem pela cidade individualmente, como também para os motoristas parceiros começarem a trabalhar. Isso porque a categoria aceita carros um pouco mais antigos, desde que em boas condições.

Entre os requisitos para ser motorista na categoria UberX estão ter um veículo com ar-condicionado, modelo 4 portas e, no mínimo, 5 lugares. Além disso, o automóvel pode ter sido fabricado de 2008 em diante (exceto em São Paulo).

Automóveis não aceitos na UberX:

  • carros adesivados;
  • veículos com placa vermelha;
  • caminhonetes e vans;
  • carros fabricados antes de 2008.

UberX VIP

Os usuários que utilizarem a UberX com frequência passam a ter direito, no mês seguinte, à UberX VIP. Com isso, eles podem ter acesso aos motoristas que apresentam as melhores avaliações da plataforma, e sem pagar a mais por isso.

É fundamental que os parceiros sejam avaliados positivamente, para que continuem recebendo corridas de forma constante e também com usuários qualificados.

Uber Juntos

Disponível em cidades como São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ), a categoria Uber Juntos permite uma corrida ainda mais econômica para os passageiros, pois possibilita “rachar” a conta com outra pessoa.

A categoria substitui a Uber Pool, modalidade na qual os usuários podiam compartilhar a corrida, porém o motorista deveria encontrá-los no ponto em que a chamada era realizada, gerando a necessidade de dar muitas voltas e, com isso, prejudicando quem já estava fazendo a sua viagem.

Agora, o passageiro que chama um motorista pelo aplicativo na categoria Uber Juntos deve se deslocar por alguns metros, até um ponto de encontro onde o carro vai passar enquanto já está transportando outro usuário.

A economia para quem pega as caronas pode ser de até 50%, quando comparado à UberX — a viagem é feita no mesmo tipo de veículo. É importante ter em mente que esse desconto varia de cidade para cidade.

Uber Select

Uber Select é a categoria ideal para quem busca uma viagem confortável, com veículos mais novos, sem precisar pagar grandes valores. Com um investimento de aproximadamente 20% a mais em comparação à UberX, a Uber Select exige determinadas características do veículo, que variam de região para região.

Diversos modelos são aceitos, das mais variadas marcas automotivas. Porém, nas cidades de Caxias do Sul (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Joinville (SC), Londrina (PR), Porto Alegre (RS), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP) e Sorocaba (SP), apenas carros fabricados a partir de 2014 são permitidos.

Nas demais cidades onde a Uber Select está disponível — Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santos (SP), São Luís (MA), Uberlândia (MG) e Vitória (ES) — são aceitos automóveis fabricados a partir de 2012. Veja a listagem completa de quais carros são aceitos na Uber Select aqui.

Uber Black

A categoria mais exclusiva da plataforma é a Uber Black — que, inclusive, deu origem à Uber. Mais do que as exigências da UberX (como ar-condicionado, 4 portas e 5 lugares), os veículos da Uber Black ainda devem atender a mais uma demanda: contar com bancos de couro.

Além disso, apenas SUVs e carros Sedan são aceitos. Para usuários que optam por esse tipo de viagem, são disponibilizados apenas carros na cor preta.

O perfil de usuários dessa categoria tem as seguintes características:

  • exige carros confortáveis e com espaço;
  • não se importa em pagar mais por um serviço de mais qualidade;
  • demanda veículos de alto nível e excelente apresentação.

O serviço está disponível apenas em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). O ano mínimo dos carros da categoria Uber Black varia de 2011 a 2015, dependendo do modelo. Confira os detalhes aqui.

Uber Eats

Outra forma de ganhar dinheiro com a Uber é trabalhando como entregador parceiro na plataforma Uber Eats, que conecta restaurantes com motociclistas e até mesmo ciclistas disponíveis para levar os pedidos até os clientes.

Neste caso, não há exigência quanto a modelos de motos ou bicicletas a serem utilizados. Apenas a documentação deve estar de acordo com o exigido pela Uber.

Além dessas categorias, em cidades como São Paulo, ainda existem as opções: Uber Black Bag (para quem está com malas grandes) e Uber English (no qual os motoristas estão habilitados para falar em inglês com os passageiros).

Já existiu também o Uber Pet (para levar o animal de estimação durante a corrida), mas a empresa se diz atualmente pet friendly em qualquer categoria.

Existe alguma diferença de regulamentação em São Paulo (SP)?

Para quem vive e pretende trabalhar em São Paulo (SP), no entanto, há alguns diferenciais que também precisam ser considerados, em respeito à Resolução 16, que fixa regras para a atividade. Em relação ao licenciamento do condutor, são exigidos atestado de residência na capital paulista e atestado do curso CONDUTAX ou CONDUAPP.

Além disso, há a necessidade de documentos relacionados à inspeção do veículo, como o relatório de inspeção (laudo), uma declaração de pessoa física e seguro para acidentes de passageiros (que a própria Uber fornece gratuitamente).

Há, ainda, exigências relacionadas à idade veicular (apenas carros fabricados a partir de 2010 podem fazer corridas, mesmo na categoria UberX), emplacamento (veículos devem ser licenciados na cidade de São Paulo) e identificação do carro — confira como proceder.

Entendeu quais carros são aceitos na Uber e viu como há uma grande variedade de oportunidades para trabalhar e ganhar um dinheirinho extra?

Para saber mais a respeito, entre em contato! Vou ter o maior prazer em ajudá-lo a se tornar um profissional de sucesso na plataforma de motoristas mais popular do mundo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *