Conheça as principais opções para trabalhar como autônomo!

trabalhar como autônomo

Trabalhar como autônomo tem sido, cada vez mais, o caminho seguido por milhões de profissionais no Brasil. Tanto em função da instabilidade econômica no país e do baixo número de vagas oferecidas no mercado, quanto pela chance de ter o seu próprio negócio e trabalhar em horários alternativos, a opção pela vida como freelancer vem ganhando adeptos — já são 23 milhões de profissionais atuando dessa forma no país. Mas você sabe o que significa ser autônomo?

É considerado um trabalho autônomo toda atividade profissional sem vínculo empregatício. Pode ser uma prestação de serviços temporária — para empresas ou pessoas físicas — com maior facilidade de contratação, menos obrigações tributárias e maior facilidade de encontrar novas oportunidades.

Se a ideia de ganhar a vida trabalhando como autônomo também o seduz, mas você não sabe bem que atividades poderia desenvolver, confira as dicas abaixo!

Opções para trabalhar como autônomo

Professor particular

Você é bom no inglês ou em outro idioma estrangeiro? É um expert da matemática? Sabe tocar um instrumento? Certamente você tem algum talento ou capacidade que poderia passar adiante para novos aprendizes. Atuar como professor particular pode ser uma boa forma de trabalhar em uma área na qual você se destaca e ainda ganhar uma graninha.

Redator freelancer

Se você é apaixonado por ler e escrever e leva jeito para a escrita, pode atuar como redator. Atualmente, uma série de empresas e plataformas na própria internet oferecem a oportunidade de escrever para blogs e portais de empresas — algumas delas, gigantes do mercado nacional.

Essa é uma boa forma de trabalhar como autônomo e ganhar um dinheiro em projetos de curto, médio e longo prazo, com ampla flexibilidade de horários e, até mesmo, de local de trabalho. É isso mesmo! Você já ouviu falar nos nômades digitais? São profissionais que trabalham como freelancers — muitas vezes, produzindo conteúdos na internet — enquanto viajam pelo mundo.

Lojista virtual

Se você sempre quis ser um empresário de sucesso, pode começar com uma pequena loja virtual. Essa é uma boa oportunidade de trabalho para quem tem talento para a confecção de peças como roupas, acessórios, brinquedos ou itens de decoração, entre outros. Mas também pode ser a chance de vender produtos já prontos, como cosméticos, itens importados, livros e muito mais.

O importante, aqui, é procurar comercializar algum produto do qual você entenda bastante, até porque será necessário divulgar a loja para um público que se interesse pelo assunto. Uma forte presença na internet e uma estratégia de marketing digital — com site, redes sociais e envio frequente de e-mails marketing — é essencial para se destacar nesse mercado.

Motorista de aplicativo

Outra boa forma de trabalhar como autônomo é se tornar motorista de aplicativo — sendo a Uber a empresa mais conhecida do ramo. Se você tem um bom carro, gosta de rodar pela cidade e de interagir com pessoas, atuar como motorista pode ser uma ótima forma de ganhar a vida.

Fique atento apenas à legislação da sua cidade: embora a Uber e outros aplicativos tenham poucas regras a serem seguidas, alguns municípios têm leis específicas que regulam a atividade. Ah, e mesmo que você não tenha carro, é possível alugar um automóvel e começar a ganhar seu dinheiro como motorista rapidamente.

Uma dica importante: se for trabalhar como autônomo, é fundamental se cadastrar como MEI (microempreendedor individual), para garantir benefícios fiscais (como pagar menos imposto de renda do que atuando como pessoa física) e ter acesso a benefícios como licença-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

Gostou das dicas? Como você pode ver, trabalhar como autônomo é uma ótima oportunidade de desenvolver atividades diferentes da rotina habitual, obter novos aprendizados e ainda ter mais liberdade no dia a dia.

Para saber mais a respeito desse e de outros assuntos, assine a nossa newsletter e fique de olho nas novidades!