Aprenda aqui como se cadastrar no Uber para ser um motorista

Como se cadastrar no Uber Motorista

Quem tem carteira de habilitação e gosta de dirigir conta com uma ótima opção de trabalho autônomo: motorista do Uber! Essa atividade gera um bom retorno financeiro e garante muitas vantagens, como a flexibilidade de tempo para cumprir os próprios horários e a segurança proporcionada pelo aplicativo. Então, que tal saber como se cadastrar no Uber e aproveitar esses benefícios?

É o que vamos explicar neste post. Confira nossas informações com um passo a passo de tudo o que você precisa descobrir para começar nesse trabalho e fazer a sua renda. Vamos lá?

Como se cadastrar no Uber?

O primeiro passo é saber do que se trata. Uber é uma empresa internacional com sede nos Estados Unidos. Ela simplesmente revolucionou o transporte ao apresentar uma alternativa aos táxis tradicionais. O negócio funciona desde 2009, chegou ao Brasil em 2014 e não demorou para fazer sucesso por aqui.

Em pouco tempo, trabalhar para a Uber se transformou em uma ótima opção para quem estava buscando uma fonte de renda extra ou mesmo um dinheiro extra. Para os usuários, o aplicativo do Uber também é uma ótima opção, pois possibilita economia e segurança ao andar pela cidade.

A etapa inicial para quem deseja dirigir no aplicativo Uber é fazer um cadastro no site da empresa. Em um primeiro momento, vão pedir dados básicos — como seu nome, e-mail, telefone e cidade onde mora. Fique de olho nos requisitos para ter o cadastro aprovado:

  • idade mínima de 21 anos;
  • ser habilitado para dirigir há, pelo menos, 2 anos;
  • não ter antecedentes criminais nem processos em aberto;
  • possuir ou alugar um veículo com seguro;
  • ter um smartphone;
  • ser aprovado em um teste psicológico.

Envie os documentos necessários para ser motorista

Depois de fazer o cadastro inicial informando seus dados básicos, é a hora de enviar a documentação que a empresa solicita. Os principais documentos são a Carteira Nacional de Habilitação, o atestado de antecedentes criminais e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.

O cadastro é feito totalmente on-line. Por isso, você deve digitalizar ou tirar fotos dos documentos para enviar. Em caso de dúvidas, é possível também procurar um atendimento presencial do Uber.

Um ponto a destacar em relação ao envio de documentos é que a empresa exige que haja a observação “exerce atividade remunerada” na sua carteira de motorista. Quem ainda não tem isso não precisa se preocupar — basta ir até o órgão de trânsito e solicitar. Em geral, é preciso apenas fazer um exame médico e pagar a taxa correspondente.

Prepare o seu perfil de motorista no aplicativo

Para completar o seu cadastro, é preciso enviar uma foto para o seu perfil como motorista Uber. Nesse ponto, também existem algumas orientações para evitar problemas com a análise. Por exemplo, a imagem deve ser iluminada e com boa resolução.

Além disso, é obrigatório utilizar uma foto de frente e bem centralizada. Ela precisa mostrar seu rosto e ombros, sem óculos escuros ou outros objetos que dificultem o reconhecimento. Claro, o motorista deve estar sozinho na imagem.

Espere o tempo de análise do cadastro

Depois de fazer tudo isso, você já sabe como se cadastrar no Uber. Agora, resta esperar a resposta da empresa sobre o seu perfil. O aplicativo precisa de uns dias úteis para analisar o que você enviou — as informações são cruzadas com bancos de dados oficiais para garantir a veracidade delas.

Se tudo estiver correto, a Uber entrará em contato em alguns dias. Então, será hora de enviar os documentos do veículo para que você seja, finalmente, autorizado a dirigir pelo aplicativo.

Tenha um veículo que cumpra os requisitos do Uber

Esse é um passo muito importante no cadastro, pois nem todo carro é aceito para o trabalho Uber. Então, é preciso ficar atento. Na categoria UberX, os requisitos são: ser um modelo fabricado a partir do ano de 2008, ter quatro portas e ar-condicionado. Já na categoria UberSelect, o veículo deve ser, no mínimo, de 2012, além de seguir outros requisitos.

Outros detalhes relevantes são: o carro não pode ter placa vermelha, nem ser pick-up, van ou caminhonete. Além disso, não pode estar adesivado ou plotado. Também não são aceitos veículos sinistrados ou com alteração no sistema de suspensão e freio.

Os motoristas que não tenham um veículo próprio podem utilizar um carro emprestado ou alugar um. Inclusive, a Uber oferece descontos em locadoras parceiras da empresa. Dessa forma, mesmo quem não pode investir na compra de um automóvel consegue trabalhar como motorista.

Utilize o aplicativo UberDriver

Depois que você se cadastrar na Uber, vai ter acesso ao aplicativo do motorista: o UberDriver. Só é possível ficar on-line e receber corridas quando o seu perfil for aprovado pela empresa. Até lá, o aplicativo só vai mostrar o status da sua análise.

Para ter sucesso como motorista Uber, é essencial que você se certifique de que o seu celular comporta esse aplicativo (ele tem versões para Android, iOS e Windows Phone). Ao ser autorizado, você estará habilitado para utilizar seu perfil profissional e pegar corridas. Então, basta começar a dirigir.

Comece a dirigir

Trabalhar como motorista da Uber é uma atividade autônoma. Isso significa que você não precisa cumprir uma carga horária ou trabalhar em horários fixos. É possível ficar on-line no aplicativo quando quiser. Nos momentos em que não houver disponibilidade, basta estar off-line e não aceitar as corridas.

Seus horários de trabalho ficam totalmente à sua escolha. É possível, por exemplo, dirigir à noite ou durante as madrugadas. Além disso, você pode tirar alguns dias de folga quando for necessário. É preciso apenas manter uma corrida mínima por mês para continuar com o seu perfil ativo.

Todos os dados sobre a oferta de corridas e as viagens realizadas ficam registrados no seu aplicativo. As informações bancárias e os pagamentos também podem ser controlados pelo celular. Essas características trazem praticidade e segurança para quem trabalha com o Uber.

Agora você já sabe como se cadastrar no Uber. As vantagens de obter sua renda como motorista são muitas. Portanto, aproveite essa oportunidade, faça seu cadastro e seja o seu próprio chefe o quanto antes!

E então, quer ajuda para começar como motorista Uber? Entre em contato e conte com as nossas dicas!