Como funciona o Uber em BH? Panorama Atual Aqui

Como funciona o Uber em BH

O Uber é um aplicativo de transporte privado que faz sucesso no Brasil e em diversos outros países. Mas para aproveitar as vantagens dele sem problemas é preciso ficar de olho nas regras de cada cidade. Você quer saber como funciona o Uber BH?

Então acompanhe as informações deste post para conhecer os requisitos que a prefeitura coloca à empresa e ao motorista. Dessa forma, você se prepara para realizar esse trabalho. Vamos lá?

Quais são as regras para o Uber em BH?

Em Belo Horizonte, a prefeitura regulamentou o uso de aplicativos de transporte privado no ano de 2018 por meio do decreto nº 16.832 publicado no Diário Oficial da cidade. A partir de então, a regulação e fiscalização desse serviço é responsabilidade da empresa BHTrans. Veja a seguir quais são as orientações expressas no decreto.

Normas para empresas

Apesar de se tratar de um trabalho autônomo, os motoristas de aplicativos se organizam em empresas. Por isso, a regulação do Uber em BH traz algumas obrigações para elas. Um dos requisitos é que tenham uma matriz ou filial na cidade de Belo Horizonte e atualize a BHTrans sobre sua base de dados operacionais.

Além disso, o decreto estabelece a cobrança de uma tarifa às empresas pela utilização da malha viária do município. Ele também reforça que a política de preços cabe a cada negócio, mas que o usuário deve ser informado sobre o valor cobrado pelo serviço antes da corrida.

Obrigatoriedade de curso para os motoristas

Para os profissionais parceiros do Uber, o decreto de regulação da atividade em BH exige a realização de um curso específico para o trabalho com transporte de passageiros. O certificado de conclusão das aulas deve ser incluído no cadastro do motorista no aplicativo.

Documentação necessária

Além da conclusão do curso, o motorista que deseja trabalhar de Uber em BH precisa cadastrar outros documentos importantes e o principal é uma credencial emitida com autorização da BHTrans. Ela habilita a pessoa a ser motorista de transporte individual privado.

Outros documentos que constam no decreto de BH já são exigidos pelo Uber normalmente. São eles:

  • Carteira Nacional de Habilitação — com a observação de exercício de atividade remunerada;
  • certidão negativa para antecedentes criminais.

Regras para utilização do veículo

Por fim, o decreto que regulamenta a atividade de Uber em Belo Horizonte também traz algumas regras sobre o carro que é utilizado para o serviço. No caso, ele precisa ser cadastrado na empresa e seguir determinados requisitos. Por exemplo, o automóvel deve estar com o documento CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) em dia e precisa ser licenciado em BH ou algum município da região metropolitana.

Além do pagamento dos impostos regularmente, é preciso, ainda, contratar um seguro de acidentes pessoais de passageiros e comprovar o pagamento do seguro obrigatório (DPVAT).

Essas são as principais regras que você precisa conhecer para se tornar motorista de aplicativo em Belo Horizonte. Para tirar possíveis dúvidas, entre em contato com o Uber BH por meio do site ou dos telefones 0800-591-7045 e 0800-591-1032.

E então, nossas informações foram úteis? Que tal compartilhar essas orientações com os amigos nas suas redes sociais?