Circulação de Uber em São Paulo: Entenda a Resolução 16

Circulação de Uber em São Paulo

A chegada do aplicativo Uber causou impactos em muitas cidades brasileiras. Aqueles que desejam aproveitar os benefícios desse trabalho autônomo sem enfrentar problemas precisam se atualizar sobre as normas de cada município. O Uber em São Paulo, por exemplo, foi regulamentado e apresenta algumas regras particulares. É o caso da resolução 16, publicada pela prefeitura da cidade.

Que tal saber mais sobre o assunto? Confira nossas informações!

O que a resolução 16 fala sobre Uber em São Paulo?

Todos os motoristas da Uber são cadastrados na empresa e constantemente avaliados pelos usuários do aplicativo. Entretanto, em algumas regiões, é preciso cumprir alguns requisitos além do que a própria Uber pede. A seguir, você vai conhecer alguns pontos importantes para os motoristas de São Paulo.

Documentos pessoais

A Uber em São Paulo solicita um documento que não é pedido em outras cidades: o comprovante de endereço. Motoristas que queiram dirigir na região precisam enviar para a empresa esse dado.

É aceito como comprovante de endereço alguma conta residencial recente que você tenha em seu nome — como taxa de energia, internet etc. Além disso, quem não tem um documento desse tipo pode fazer uma declaração de endereço pegando o modelo no site da Uber.

Curso de formação

Outro ponto fundamental para os motoristas paulistas é a realização de um curso de formação para estar habilitado a trabalhar dirigindo. Atenção: essa exigência não substitui a observação “exerce atividade remunerada” na sua carteira de motorista. Em São Paulo, é preciso fazer os dois.

O curso de formação CONDUAPP é indispensável para o trabalho do motorista de Uber paulista. É possível ter as aulas em qualquer instituição aprovada pela prefeitura. Nesse caso, você envia o certificado para a Uber para incluir no seu cadastro.

Mas a própria empresa também oferece esse curso para seus parceiros. Basta entrar na plataforma de cursos dela. As aulas são todas on-line e os materiais de estudo incluem vídeos e livros eletrônicos.

O motorista pode acessar os recursos no celular e fazer o curso como quiser, mas é recomendado que você termine todas as aulas em até 30 dias. Depois de alguns dias, a equipe da Uber envia o certificado de conclusão para seu e-mail e você pode trabalhar normalmente em São Paulo.

Identificação do carro

Essa é mais uma diferença em relação à regulamentação dos motoristas de Uber paulistas. Todos os carros utilizados para esse tipo de serviço precisam ter um adesivo da empresa, identificando o veículo. Você pode pegar o seu adesivo nos postos de entrega da empresa.

Na resolução 16, a prefeitura de São Paulo determinou que apenas automóveis licenciados na cidade poderiam ser usados para Uber na região. Entretanto, a empresa conseguiu na justiça uma liminar que permite aos motoristas parceiros trabalharem na cidade mesmo que o seu carro seja de outro local.

Essas são as principais informações para trabalhar com a Uber em São Paulo. É muito importante se manter atualizado sobre as mudanças para evitar qualquer dificuldade no seu trabalho. Lembre-se de que a Uber está sempre acompanhando as propostas e informando seus parceiros.

Conte também com o nosso site para ajudar você nessa tarefa! Que tal assinar nossa newsletter para não perder publicações importantes?